O que significam as informações em um vasilhame de óleo para motor?

Fonte: HowStuffWorks [http://carros.hsw.uol.com.br/]

Em cada vasilhame de óleo para motor são fornecidas três diferentes informações:

A classificação de serviço API (sigla em inglês de Instituto Americano do Petróleo) é uma classificação de duas letras que informa o tipo de motor para o qual o óleo se destina (gasolina ou diesel) e o nível de qualidade.

O grau de viscosidade (por exemplo, 5W-30) informa a espessura, ou viscosidade do óleo. Um óleo fino possui um número mais baixo e flui mais facilmente, enquanto óleos grossos possuem um número maior e são mais resistentes ao fluxo. A água possui uma viscosidade bem baixa - ela é fina e flui facilmente. O mel possui uma viscosidade bem alta - ele é grosso e pegajoso.

A unidade padrão usada para medir a viscosidade é o centistoke (cSt). De acordo com o Glossário de Termos Automotivos e de Lubrificantes Industriais:

A classificação em centistoke é convertida para a designação de viscosidade SAE disposta em forma de tabela.

Os óleos multiviscosos (como 10W-30) são uma nova invenção, resultado da adição de polímeros ao óleo. Os polímeros permitem ao óleo possuir viscosidades diferentes em temperaturas diferentes. O primeiro número indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa, como no motor na hora da partida e o segundo indica a viscosidade à temperatura operacional. Segue abaixo uma descrição interessante sobre o funcionamento dos polímeros.

HOMEEMPRESADESMONTAGEMLAVAGEMUSINAGEMESTOQUEMONTAGEMARTIGOSCONTATO